CINEMA E EDUCAÇÃO

Editora Segmento

Fruto da colaboração de Sérgio Rizzo com a revista "Educação" desde o seu primeiro número, o e-book "Cinema e Educação - 200 Filmes sobre a Escola e a Vida" reúne textos publicados de 1997 a 2013. Leitura recomendável a professores que valorizam as conexões entre o audiovisual e a educação, tema da pesquisa de doutorado defendida por Rizzo na ECA-USP, o livro também proporciona, ao amante do cinema, um recorte da produção contemporânea internacional que se volta para a representação de temas importantes do nosso tempo.

FAMÍLIA E EDUCAÇÃO

Editora Papirus

Escrito em parceria com Julio Groppa Aquino, Rosely Sayão e Yves de La Taille, "Família e Educação - Quatro Olhares" reúne textos escritos com base na participação dos autores em sessões do Café Filosófico, produzido em Campinas pela CPFL e transmitido pela TV Cultura de São Paulo. Sérgio Rizzo se ocupa, em seu artigo, da representação da família no cinema ao longo da história, se concentrando em exemplos-chave que apontam para transformações sociais e para o modo de o cinema lidar com elas.

VITÓRIA - AYRTON SENNA

Editora Melhoramentos

Publicado em 2004, por ocasião das homenagens aos 10 anos da morte do tricampeão mundial de Fórmula-1, "Ayrton Senna - Vitória" reúne textos escritos por Sérgio Rizzo (em português e inglês) e fotos de Angelo Orsi, Karin Sturn, Keith Sutton e Norio Koike, que registram o piloto em momentos marcantes de sua carreira. Os capítulos exploram a trajetória de Senna (1960-1994) a partir de ideias-chave que ajudam a explicar o seu êxito nas pistas e a sua transformação em ídolo: motivação, disciplina, espírito de equipe, perseverança, excelência e, por fim, vitória.

OS FILMES QUE SONHAMOS

Editora Lume

Organizado por Frederico Machado, o primeiro volume da série "Os Filmes que Sonhamos" reúne 58 ensaios inéditos, escritos por críticos de cinema. O artigo de Sérgio Rizzo, que abre o volume, analisa "A Conversação" (1974), de Francis Ford Coppola, um filme-chave do período de renovação do cinema dos EUA, que vai do final dos anos 1960 ao início dos anos 1980. Palma de Ouro de melhor filme no Festival de Cannes, "A Conversação" disputou o Oscar com outro filme dirigido por Coppola, "O Poderoso Chefão - Parte 2".