Sérgio Rizzo nasceu em São Paulo, em 1965. Interrompeu o curso de Eletrônica na Escola Técnica Federal de São Paulo quando teve a oportunidade de ingressar no jornalismo, aos 16 anos, assinando uma coluna de cinema na “Gazeta da Vila Prudente” e trabalhando como repórter do “Jornal da Vila Formosa”, ambos dirigidos pelo jornalista Hirão Tessari.
Formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo na turma de 1986, concluiu em 1994 o mestrado em Artes/Cinema pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde fez também o doutorado em Meios e Processos Audiovisuais, com tese defendida em 2011.
Como jornalista, sua carreira inclui experiências em editoras de revistas (Ed. Abril, Ed. Segmento) e de livros (Ed. Nova Cultural, Ed. Brasiliense), redações de jornais diários ("Folha de S. Paulo", "A Gazeta Esportiva", "Valor Econômico", "O Globo"), emissoras de rádio (Band News), TV (Arte 1) e portais de Internet (UOL, Yahoo!), e em comunicação empresarial. Como professor universitário desde 1991, teve passagens pelos cursos de Comunicação da Metodista, da Universidade de Mogi das Cruzes, da Faculdade Cásper Líbero, da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do Centro Universitário FAAP.